XVI Conferência InterParlamentar EUREKA

Eureka

Eureka

Realizou-se, nos dias 14 e 15 de Maio de 2009, a XVI Conferência Interparlamentar EUREKA, onde tive a oportunidade de integrar a representação do Parlamento Português em nome do PSD. Este evento, inscrito no conjunto de actividades que concretizam a presidência portuguesa da Iniciativa EUREKA, assumiu, como principal objectivo, proporcionar, a todos os parlamentares e representantes governamentais dos 38 países membros, a reflexão e o debate de temas estratégicos e relevantes para o futuro desta iniciativa europeia.

 

Este ano, as questões relacionadas com a Energia e a Sustentabilidade assumiram-se como o tema central da Conferência Interparlamentar. O desenho da conferência tentou sequenciar, através da organização de Painéis, as seguintes questões de partida: O que é a Iniciativa EUREKA? A simbiose entre a Ciência, a Tecnologia e as Empresas: o caso português; Pesquisa e desenvolvimento na rede Eureka; A Ciência e a Tecnologia na União Europeia de 2020; Energia e Sustentabilidade.

 

Os painéis contaram com o contributo de especialistas europeus na área do objecto de reflexão. Destacam-se, no conjunto de oradores, as seguintes individualidades: Lino Fernandes (Presidente da Agência para a Inovação), Nuno Ribeiro da Silva (Vice-Presidente da AIP), Avigad Vonshak (Director do the Jacob Blaustein Institutes for Desert Research-University of the Negev/Israel), Jorge Cruz de Morais (Administrador da EDP), Giovanni Colombo (Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia), Carlos Zorrinho (Coordenador do Plano Tecnológico), Rui Namorado Rosa (Professor da Universidade de Évora) e Paulo Ferrão (Coordenador do protocolo MIT/Portugal).

 

No segundo dia de trabalhos, a Conferência Interparlamentar EUREKA prosseguiu no Alentejo, onde decorreu um painel sobre a questão energética em Portugal (na Universidade de Évora) e duas visitas de trabalho a unidades produtoras de energia eléctrica a partir de fonte renovável (a Central Hidroeléctrica do empreendimento do Alqueva e a Central Foto voltaica da Amareleja).

Esta entrada foi publicada em Visitas / Participações com as tags , , . ligação permanente.