No passado dia 14 de Janeiro, no inicio de mais umas jornadas parlamentares, visitei com alguns deputados PSD liderados pelo lider parlamentar, Santana Lopes, várias organizações e locais na região do Algarve.
No Refúgio Aboim Ascensão, em Faro ouvimos o director, Luís Villas-Boas, assinalar que este tem “o índice mais elevado do país de reencaminhamento” das crianças que recebe para adopção e apontar atrasos a outras instituições.
Os números são impressionantes: cerca de 15 mil crianças institucionalizadas e cerca de 1.700 famílias esperam a resolução do processo de adopção.
Mais tarde reunimos ainda com associações de produtores florestais e pescadores.
Quanto às pescas, constatamos que é “um sector em estado de quase calamidade” e que poderá ter as perspectivas financeiras 2007-2013 como última oportunidade. O dinheiro deve ser dirigido para a chamada pesca tradicional e para a recuperação do sector, para a formação de pessoas e não para o abate de embarcações.
Por fim numa visita à Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, ouvimos o pedido do presidente da Câmara Municipal de Loulé, o social democrata Seruca Emídio, para a possibilidade de construção de casas na Serra do Caldeirão.