in Primeiro de Janeiro. A oposição parlamentar confrontou a maioria socialista com a necessidade de medidas urgentes para impedir que milhares de alunos abandonem o ensino superior por dificuldades económicas, devido à crise. O PS desvalorizou e chumbou as propostas da oposição, afirmando que o actual sistema garante as respostas necessárias e que o Governo está atento.
Para o deputado comunista Miguel Tiago, “o que este Governo tem enterrado na banca é quatro vezes o necessário para garantir a total gratuitidade do Ensino Superior”.
Pedro Mota Soares, do CDS/PP, afirmou que muitas famílias não estão a conseguir pagar as propinas, originando situações de exclusão social e uma sociedade que “está a roubar o futuro a uma nova geração”.
Para Ana Drago, do BE, a situação no Ensino Superior está a tornar-se insustentável e o País perderá o “desafio da qualificação” se não forem tomadas medidas.
Também André Almeida, do PSD, considerou que o actual sistema de Acção Social Escolar “não está a ser tão eficaz como deveria”.
Notícia completa aqui!