10º Encontro Nacional de Associações Juvenis – ENAJ

Auditório

Auditório

No passado fim-de-semana, de dia 20 a 22 de Março, decorreu o 10º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), organizado pela FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis. Pela 5ª vez, tive a honra de participar nestas “reuniões magnas” do Associativismo Juvenil . Pela primeira vez na condição dupla de Vice-Presidente da FNAJ e de Membro do Parlamento Português.

 

A FNAJ, tem como objectivo representar as Associações Juvenis, promover e desenvolver as Associações Juvenis e, desta forma, aumentar a participação juvenil na sociedade. Também é seu objectivo promover experiências de intercâmbio entre associações ao nível local, regional, nacional e internacional.

Espaço FNAJ

Espaço FNAJ

Esta edição do ENAJ, esteve dividida pelos seguintes conteúdos programáticos:
Conferencias plenárias, onde o primeiro tema foi “Associativismo: Cidadania, Igualdade de género e não descriminação” e o segundo foi “Politicas Locais de Juventude – Experiencias Europeias”, que teve como oradores, Vladimiro Feliz, vereador da Câmara Municipal do Porto, Arielle Piazza, vereadora da Câmara Municipal de Bordéus e de Lluis Coromines, Director da Juventude da Câmara Municipal de Barcelona. Este foi um painel muito interessante, onde pode haver uma partilha e intercambio de projectos e propostas de politicas de juventude implementadas em cada um dos concelhos representados.
Salas Temáticas, “A Palavra as Associações”, onde se debateu e reflectiu sobre temas de interesse operacional para o Movimento Associativo.

Salas de Formação, onde foram seleccionados temas de interesse para o trabalho associativo, como “Dinamicas de Grupo”, “Marketing Associativo” e World`Art”O que falamos quando falamos de Amor”, um workshop da Associação Eclipse Arte.
Encontro de Experiencias e Boas Praticas, espaço de partilha de ideias, projectos inovadores e experiencias, por parte das associações presentes. Actividades na Mostra, onde decorreram diversas actividades promovidas pelas associações.

 

Este Encontro decorreu mais uma vez com um enorme sucesso, provando que a participação juvenil em Portugal continua muito activa e com uma enorme qualidade por parte dos seus intervenientes. Pelo pavilhão, para além de 1000 dirigentes associativos, passaram milhares de jovens, demonstrando o seu interesse por causas comuns e pela participação cívica.

Esta entrada foi publicada em Visitas / Participações com as tags , , , . ligação permanente.