Visita ao CENIMAT

Nariz Electrónico

Nariz Electrónico

 

Em conjunto com outros membros da Comissão da Educação e Ciência, visitei no passado dia 10 de Março as instalações do CENIMAT (“CENtro de Investigação em MATeriais” ) na Universidade Nova de Lisboa. Fomos muitíssimos bem recebidos por pelo Magnífico Reitor e Vice-Reitores da Universidade Nova de Lisboa, pelo Director da FCT da Universidade e pelos ilustres investigadores Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, que nos levaram numa interessantíssima visita pelas suas inovadoras instalações, onde diversos investigadores nos falaram do trabalho que desenvolvem.

 

Pude constatar que houve por parte da Universidade um enorme investimento e dedicação a este projecto, pois só assim seria possível erguer tal obra. O Centro foi criado em 1993. Está localizado no Campus do monte da Caparica da UNL-FCT. Dedica-se a promoção de excelência de materiais de investigação e novas tecnologias no campo da Ciência e Engenharia de materiais. Recentemente tornou-se membro do “Institute of Nanotechnologies, Nanomaterials and Nanosciences (I3N)”.

O European Research Council atribuiu a Elvira Fortunato o 1º prémio na área de engenharias e ciências físicas pelo projecto “invisible”. Este projecto, que obteve nota máxima foi o maior prémio internacional atribuído a um investigador português.
Este Projecto propõe fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores, uma ideia arrojada e inovadora a nível mundial.

Foi uma visita extraordinária. Assim como foi uma honra ter enormes talentos a explicar e a defender os inovadores projectos em que trabalham diáriamente.

Esta entrada foi publicada em Visitas / Participações com as tags , , , , , . ligação permanente.