A comissão Parlamentar de Educação e Ciência, da qual faço parte, promoveu, na passada 3ª feira, uma iniciativa “fora de portas”, a qual incluiu, uma visita à Universidade de Évora, onde realizamos uma série de reuniões, com a equipa reitoral, com directores dos centros de investigação da respectiva universidade e ainda uma reunião ordinária da nossa comissão.
A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Após a fundação da Universidade de Coimbra, em 1537, fez-se sentir a necessidade de uma outra universidade que servisse o sul do país. Assim, com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de Abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a leccionar todas as matérias, excepto a Medicina, o Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico. Este ano a Universidade de Évora comemora 450 Anos!
Mais tarde, visitámos o Centro de Geofísica de Évora, criado em 1991 no âmbito do Programa Ciência, centro este que desenvolve a sua investigação científica no campo das Ciências da Terra, do Clima e Ambiente e do Espaço. O Centro é uma das Organizações científicas que integra o Comité Português para o Ano Polar Internacional 2007-09.
Já no fim do dia, deslocamo-nos a Estremoz, ao Centro de Ciência Viva que ocupa uma parte importante do Convento das Maltezas, onde conhecemos os projectos do centro, bem como as suas dificuldades e os seus anseios.
Uma boa jornada pela ciência e Ensino Superior, que teremos que repetir.