
Visita à F.Ramada
Inserida no Roteiro da Competitividade, iniciativa do PSD Ovar, visitei ontem, em conjunto com os meus colegas deputados do PSD eleitos por Aveiro, presidente da CPD Distrital, Eng. Antonio Topa e Presidente da concelhia de Ovar e Vereador da C.M. de Ovar, Dr. Álvaro Santos, as instalaçõs da empresa F.Ramada.
Álvaro Santos, que salientou que o “Roteiro da Competitividade” pretende “mostrar o tecido empresarial que tem dado boas cartas”, porque “a imagem de Ovar não é muito positiva por efeito das deslocalizações, mas há muitas empresas que se mantêm na origem e são bons exemplos”.
Fundada em 1935, a F. Ramada chegou a ter mais de 1400 trabalhadores, mas na década de 90 atravessou por uma grave crise, com dívidas à banca e à Segurança Social que comprometiam o seu futuro.
A entrada no seu capital do grupo Cofina, em 1994, marcou a recuperação da F. Ramada, que mantém o negócio tradicional do aço, mas fez uma aposta nos sistemas de armazenagem “inteligentes”, mediante parceria com a Efacec e é já hoje líder mundial nos sistemas de armazenagem de frio.
“A empresa emprega actualmente 409 colaboradores e o conjunto F.Ramada tem uma facturação que ultrapassa os 100 milhões de euros, segundo o presidente do seu conselho de administração, Borges Oliveira.
Apesar de estar na oposição, o PSD tem uma cultura de responsabilidade e queremos perceber os constrangimentos do tecido económico e não cair no erro de abandonar o que já existe, na busca incessante de novos investimentos. Esta visita tem também esse significado.