
ADPA
Por circunstâncias muito próprias, tive a oportunidade e a honra de me deslocar à seda da Associação da Defesa do Património Arouquense, sita no Mosteiro em Arouca.
Esta organização, fundada em 1980 teve o reconhecimento de utilidade pública em 1993.
Os principios fundamentais da organização são a “Defesa, valorização e divulgação do património natural e construído, a Educação ambiental e Conservação da Natureza, a Elaboração e participação em projectos de recuperação ambiental e a Execução e edição de publicações, estudos, recolhas e inventários, com características históricas e ambientais.”
Recebido pelo Presidente, Prof. Filomeno Silva e pelo Tesoureiro, Alberto Gonçalves, percebi mais um pouco da história da associação, conheci melhor as suas edições e atestei a dedicação e empenho destes dirigentes na verdadeira defesa e valorização do nosso património.
Pena é, que o importante trabalho que realizam, o enorme voluntarismo dos seus dirigentes e a defesa intransigente dos principios que defendem, não sejam acompanhadas com estimulo e valorização por parte dos politicos.