Sobre

Deputado Andre Almeida

André Almeida nasceu em Arouca há 30 anos.

 

Envolveu-se, desde cedo, no movimento associativo. Começou na Associação de Estudantes* da Escola Secundária de Arouca, fundou e foi o primeiro presidente da Associação Académica de Arouca, fundou e presidiu a Associação Portuguesa de Estudantes de Medicina Dentária*, foi membro observador da European Dental Students Association*, esteve na fundação da ANUP – Associação Nações Unidas – Portugal, e mantém-se ainda profundamente ligado ao associativismo juvenil, sendo actualmente 1º Vice-Presidente da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, onde também desempenhou os cargos de Vogal e Tesoureiro da Direcção.

Neste âmbito, contribuiu para o surgimento de vários eventos culturais marcantes no Munícipio de Arouca, como o Festival de Música «Arouca Rock»*, o Festival de Cinema de Arouca* ou as Noites de Cinema ao Ar Livre.  Foi ainda produtor e apresentador do programa de rádio «Adrenalina»*, na Rádio Regional de Arouca, para além de dirigir várias publicações de índole estudantil, entre as quais “O Cliente”*, “O Estudante”* e “Geração Rasca”*.

Ao nível político, começou por ser Secretário-Geral da JSD de Arouca, quando, com apenas 21 anos, foi eleito Vice-Presidente do PSD de Arouca, cargo que exerceu durante 3 mandatos. Aos 23, foi escolhido para ser candidato a vereador* da Câmara Municipal de Arouca, em 4º lugar.

Na JSD exerceu outros cargos, como Presidente da Mesa da Secção de Arouca, Coordenador do Ensino Básico e Secundário da Distrital de Aveiro, Vice-Presidente da Distrital de Aveiro, além de ter sido membro do Gabinete de Estudos Nacional e Conselheiro Nacional.

Aos 26 anos, integra em 8º lugar, a lista do PSD pelo distrito de Aveiro às Eleições Legislativas de 2005, na altura encabeçada pelo Dr. Luís Marques Mendes. Toma posse em 2005, face à incompatibilidade de um outro deputado, mas é a 18 de Outubro de 2007, após a renúncia ao mandato por parte do Dr. Marques Mendes, que assume a responsabilidade de defender  e representar o distrito de Aveiro e o Munícipio de Arouca, como Deputado à Assembleia da República*, sendo o deputado mais jovem, do Grupo Parlamentar do PSD.

Desenha/Ilustra* por hobbie e “pro bono” para organizações e amigos, bem como para uso próprio.

Foi, em 2008, nas eleições directas para Presidente do Partido Social Democrata, Mandatário Nacional* para a Juventude de Pedro Santana Lopes.

É membro da Comissão Parlamentar de Saúde e Vice-Coordenador do PSD na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, integra ainda em representação do PSD, o Grupo de Trabalho da Qualificação e foi um dos membros do grupo de trabalho que criou o regime júridico das conselhos municipais de juventude, mais uma vez em representação do Partido Social Democrata.

Uma resposta a Sobre

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *