O dia 17 de Junho de 2009 vai ficar na memória, não só por ter sido discutida a Moção de Censura ao Governo, mas, e sobretudo porque foi o um “verdadeiro dia de Arouca” na Assembleia da República.
De Arouca vieram várias entidades oficiais, dirigentes associativos e empresários, para além da Confraria da Raça Arouquesa e da Banda Musical de Arouca, que ofereceram a todo o universo parlamentar, um fabuloso concerto e uma mostra gastronómica, revelando a enorme riqueza que Arouca tem para oferecer.
Ainda não conseguimos levar os rios, as serras, as paisagens até Lisboa. Mas podemos levar um pouco da cultura, do nosso património gastronómico e dos nossos projectos e ideias.
A Banda actuou no Salão Nobre do Parlamento. Provavelmente, poucos esperariam que de Arouca viesse uma banda apresentar obras como a «Abertura Festiva» de Schostakovich, ou surpreender com melodias de todo o mundo, com «Bands around the World», ou ainda encantar e arrancar «bravos» à assistência com árias de Puccini e canções napolitanas, (en)cantadas por Magda Brandão e Pedro Osório.
Seguiu-se a mostra gastronómica oferecida pela Confraria da Raça Arouquesa em colaboração com a ANCRA, que fez as delícias de todos, com vários confrades presentes, que foram explicando a todos os curiosos, informações sobre a Raça Arouquesa, os docens conventuais, os vinhos da região, as características de Arouca.
Foi também uma altura por excelência para dar a conhecer pessoas, empreendedores, actividades, projectos e ideias que vários empresários e dirigentes associativos vão construindo, altura para partilharmos também o orgulho de sermos arouquenses, e de o podermos demonstrar.
Uma iniciativa como esta, de mostrar potencialidades locais no Parlamento, foi um grqnde desafio. E foi, acima de tudo, um momento de enorme orgulho para mim. Orgulho por poder demonstrar a todos como a minha terra e os meus conterrâneos são grandes. Obrigado a todos.
André,
Parabéns por esta iniciativa. Tudo o que contribua por partilhar as potencialidades de Arouca, é excelente. Se isso é feito perante a “nata” da política nacional, tem ainda mais valor.
Abraço.
Olá André,
uma iniciativa de deixar água na boca…
Aquele abraço.