No passado dia 03, decorreu na Assembleia da República, a “Conferência Parlamentar sobre Ciência”. Esta iniciativa, faz parte de um conjunto de actividades, no âmbito da elaboração de um Relatório sobre Ciência inserido nas actividades da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência da qual faço parte.
A conferência teve honra de abertura pelo Presidente da Assembleia da República e esteve dividida em 4 painéis, um dos quais tive a honra de moderar, intitulado: “A CIÊNCIA EM PORTUGAL: A REDE PÚBLICA DE UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO” onde se debateram quais os circuitos científicos existentes: a produção da ciência, respectiva utilização e divulgação. Tive o prazer de partilhar a mesa com um conjunto de conferencistas de excelência que passo a apresentar:
Alexandre Quintanilha, (Secretário do Conselho dos Laboratórios Associados)
Licenciado em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul, a mesma que lhe concedeu o grau de Doutor em Física do estado sólido, em 1968, tendo posteriormente decidido dedicar-se à Biologia, na Universidade de Berkeley. Foi Director assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e desempenhou o cargo de Director do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera. Em1992 é nomeado Director do Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto e Professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).Actualmente, é Professor Catedrático do ICBAS, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB).
Professor de Economia, desde 1996, e conferencista, desde 1976. Tem exercido as funções de Presidente do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), desde 2004, e de Director do Centro de Globalização e Governação (CG & G), na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL), desde Janeiro de 2008. É Professor Associado do Institut d’Études Politiques (SciencesPo), em Paris, desde 2002.
(Chefe do Laboratório de Defesa Biológica do Exército)
Licenciado em Medicina Veterinária, pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorou-se em Imunologia, na Umeå University, Suécia, em 1999. Fez a agregação em Ciências Biológicas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 2007. Entre 2000-2002 foi investigador convidado no Cambridge Institute for Medical Research, University of Cambridge, Reino Unido e é, desde 2002, investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência, Lisboa.