Centro de Saúde do Lumiar

Centro de Saúde do Lumiar
Centro de Saúde do Lumiar

Na passada segunda-feira visitei o Centro de Saúde do Lumiar, em Lisboa. Fi-lo enquanto membro da Comissão Parlamentar de Saúde, mas de uma maneira menos ortodoxa. Sem aviso nem convite.

Tentei, com esta visita discreta, apalpar o pulso ao sistema nacional de saúde. Perceber “no terreno”, as dificuldades dos utentes, as suas necessidades e preocupações.
Infelizmente, tal qual uma doença crónica, problemas, os de sempre.
Tempo de espera que desespera. Salas possíveis, mas muito longe do ambiente tranquilo que se deseja num espaço destes.
Médico supostamente de “recurso”, indisponível.
Pontos positivos, para o atendimento, seguranças e administrativos simpáticos e prestáveis e para o serviço de Estomatologia / Saúde oral, coisa rara mas fundamental no País.
Boa experiência. Agora é tempo de estudar os apontamentos, reflectir e apresentar propostas.
Esta entrada foi publicada em Visitas / Participações com as tags , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Centro de Saúde do Lumiar

  1. Catarina Maia diz:

    Enfim, mais uma história entre muitas. Ainda hoje telefonei oara o meu centro de saúde, por causa de um relatório clínico. às 9 da manhã fui informada que, por o médico só estar à tarde, teria de telefonar a partir das 13h. Telefonei às 13:10, e fui informada que a administrativa do meu médico só atendia telefonemas entre as 12:00 e as 13:00. Conclusão: hora de almoço para ir ao centro de saúde, e marcar uma consulta parav a próxima semana (nada mau!), quando o que quero é um relatório que justifique a prescrição de um medicamento, para que o meu seguro de saúde me reeembolse!…. E tudo isto em Matosinhos, na periferia da 2ª maior cidade do país!….

    Assim andamos de produtividade!

Os comentários estão fechados.